EX ALLIEVI


Vai ai contenuti

Escola de Líderes

POR > Formação

França – II Curso de formação para Ex-Alunos líderes


Realizou-se em Lião, de 30 de abril a 3 de maio, a segunda edição da “Escola de formação para Líderes”, aberta aos jovens ex-alunos salesianos, da Europa. Da iniciativa, levada a termo pela Junta Confederal dos Ex-Alunos de Dom Bosco, participaram mais de 20 jovens dirigentes, provenientes das Federações da França, Itália, Portugal e Espanha. O curso foi coordenado pelo Delegado Confederal, P. Jerónimo da Rocha Monteiro, e pela Vice-Presidente mundial dos Jovens Ex-Alunos (JEX), Ana Gomes.

Aos dias de Lião estavam presentes também Delegados Nacionais: da França, o P. Paul Ripaud; da Itália, o P. Enrico Luigi Peretti; e da Espanha, o P. Jesús Guerra, acompanhado pelo Presidente Nacional, Sr. Francisco Salazar.

Nesses três dias de trabalho, os participantes debateram a figura do jovem Ex-Aluno de Dom Bosco: como pessoa de relação a partir da sua riqueza interior; como homem cristão à escola de Dom Bosco; e como pessoa que trabalha no concreto.

No final do curso foram individuadas também algumas pistas de ação para os mesmos jovens líderes: o conhecimento das diversas situações e dos grupos locais; a aquisição de competências para crescerem juntos; o desenvolvimento das próprias potencialidades.

A “Escola de formação para líderes” dos Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco é uma iniciativa que visa a preparação dos jovens para que assumam com maior competência o papel de animadores das várias federações: locais, nacionais e mundial. Na região América Cone Sul a experiência já está no terceiro ano de vida. Depois do feito em Lisboa no ano passado, e do encontro de Lião, a Europa está preparando o terceiro encontro para o próximo ano em Siracusa, Itália, onde os organizadores esperam contar com a presença dos representantes da Europa Central e Norte. Para a Ásia e a Austrália, a “Escola de formação para Líderes” deveria começar depois do congresso das Filipinas, programado para os primeiros dias de dezembro.

“É certamente uma caminhada muito empenhativa, que representa um ulterior sinal concreto da contribuição dos jovens para o crescimento da nossa Associação – afirmou o Presidente da Confederação Mundial, Dr. Francesco Muceo –. Por isso, agradeço ao Delegado Confederal e à Vice-Presidente JEX que, na minha ausência, conduziram os trabalhos de Lião”.

Roma 07/05/2008





Home Page | ITA | ENG | ESP | FR | POR | Mappa del sito


Menu di sezione:


Sede di Via della Pisana, 1111 - Tel.06 656121 | jmonteiro@sdb.org

Torna ai contenuti | Torna al menu